Coaching e Psicologia, qual a diferença?

Já que sou Coach e Psicóloga, resolvi escrever sobre essas duas profissões MARAVILHOSAS, que tanto causam dúvidas.
O que ocorre é que, devido a falta de conhecimento de alguns profissionais, acaba-se difundindo em massa um conteúdo incorreto.

Bom, vamos começar com algumas perguntas ou afirmações que ouço bastante...

1 – O Psicólogo pode falar que é Coach, sem ter feito o curso?
Resposta: Claro que NÃO!! Aliás nenhum profissional!
Independente da profissão, para ser Coach é necessário o curso; assim como para ser Psicólogo, é preciso fazer a graduação de psicologia.
O Coach faz um trabalho MARAVILHOSO de planejamento e estuda bastante para isso, aprendendo ferramentas voltadas para esse trabalho.

Infelizmente, ainda não há um órgão que regulamente a profissão do Coach, o que facilita a propagação de profissionais, que não são exatamente o que dizem ser.


2 -  A afirmação: “A psicologia foca o passado e o coaching foca o presente” é verdadeira?
Resposta: NÃOOOOOOOOO!!!!!
Essa é a típica frase que demonstra TOTAL desconhecimento de um profissional. Por favor, fujam desses profissionais “papagaios”, que ouvem e repetem conteúdos, sem se dar ao trabalho de estudar. Procurem profissionais atualizados. Vocês estão “pagando” e merecem respeito!
Se eu fiz o curso de coaching, então posso falar sobre isso; não posso ser leviana e falar sobre uma outra profissão que não estudei (psicologia) e portanto desconheço.

A psicologia possui algumas abordagens que focam o passado, MAS possuem outras que focam para o presente. 
Vou falar sobre a abordagem que eu escolhi, o nome dela é TCC (Teoria Cognitivo-Comportamental). Ela existe desde o final dos anos 60, trabalhando com o olhar voltado para o PRESENTE. 
Se um profissional está falando que a psicologia só olha o passado é porque ele não tem conhecimento do que é essa ciência tão encantadora... fujaaaaa de quem finge ser dono da verdade, mas não sabe o que diz!!!


 3 - O profissional Coach pode tratar ansiedade, angustia, depressão?
Resposta: NÃO DEVE!!!
Fiz o curso de Coach há quase 10 anos (faz tempo né?!) e pelo menos nesta época, era deixado MUITO CLARO, que qualquer tipo de problema que envolve SAÚDE, seja ela emocional ou física, deve ser tratado por um profissional da mesma área, ou seja, da saúde.
Para isso temos psiquiatras, neurologistas, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros. Às vezes o tratamento precisa ser feito por 2  ou mais profissionais da área da saúde, porém isso será informado.

O profissional Coach faz um trabalho excelente, mas não na área da SAÚDE, não estando habilitado para esse tratamento por falta de conhecimento (é por isso que muitos coaches dizem que a psicologia só olha o passado... pura falta de conhecimento)

Para se certificar disso, basta procurar o conteúdo programático de um “curso para ser Coach”. Não existem matérias ligadas a área da saúde... como bases biológicas, genética, neurociência, patologias, etc, etc, etc ... Como tratar de algo que se desconhece?? Aliás os cursos de formação de Coach, não tem duração 6 meses... tempo de menos para um assunto tão relevante como “S A Ú D E”, certo?

É sempre bom relembrar, que a falta de ética/caráter existe em qualquer profissão, pois isso é algo da “pessoa” e não do profissional, portanto, infelizmente podemos cruzar com psicólogos, coaches, professores, advogados, administradores, etc, despreocupados com o bem estar alheio, pensando apenas no lado financeiro; vendendo algo “que ouviram falar, ou que leram em algum artigo, mas que não estudaram mais profundamente”.

Para que isso não ocorra, verificar se o profissional tem “propriedade / formação” para tratar do assunto, é muito importante. Embora eu “ache” que saiba o que um advogado faz, jamais poderia discorrer sobre um assunto ligado a área Jurídica pois meu conhecimento vem do “achismo”, do que ouvi falar, do senso comum, não estudei para isso.

Saúde é um assunto muito sério e em constante mudança de cenário, portanto busquem somente por profissionais certificados na área e de preferência, que se mantenham atualizados. Afinal, quem opta pela área da saúde, NUNCA poderá parar de estudar.


Bjs e espero ter ajudado um pouquinho mais, no conhecimento sobre essas lindas profissões.