ENTENDENDO O QUE É "COACHING"

“COACHING“ é uma ferramenta que auxilia os indivíduos a definirem com exatidão o que querem, capacitando-os para a conquista de seus objetivos, sejam eles profissionais ou pessoais.

O PROCESSO DE COACHING é realizado através de perguntas por parte do profissional que o aplica. Ele é modelado para cada cliente, pois é baseado em necessidades, valores e crenças particulares.

O OBJETIVO DO PROCESSO DE COACHING é auxiliar o indivíduo a repensar suas idéias, enxergar novas formas de agir frente as antigas situações, descobrir novas possibilidades, desenvolvendo assim seu potencial e atingindo seus objetivos.
MUDANÇAS são decorrentes e normais durante todo o processo. Uma sensação de desconforto também pode vir a ocorrer, pois o indivíduo irá se deparar frente a frente com suas limitações e será estimulado a superá-las.

ELE CONTARÁ COM O APOIO DO PROFISSIONAL, que não fará julgamentos a seu respeito e será o responsável por criar tarefas que o tornarão capaz de atingir as metas pré-definidas.

A VANTAGEM DO PROCESSO DE COACHING é que os resultados são notados com mais rapidez e eficiência, uma vez que o trabalho é realizado em um nível raso da consciência.
A DESVANTAGEM DO PROCESSO DE COACHING é que muitas vezes, crenças limitantes construídas no passado e fortalecidas durante a vida do cliente, agem como uma barreira, impedindo que o profissional siga o caminho planejado. Quando isso ocorre, devido a falta de conhecimento mais profundo (em patologias, lidar com fatos do passado, etc), o "Coach" deve solicitar ao seu cliente que procure por um psicólogo; pois  este profissional, terá condições de oferecer o manejo adequado nestas situações, sem riscos.

Observação: O Coach não trata nenhum tipo de transtorno, pois não tem conhecimento para isso. Nesse caso, deve-se procurar um profissional da área da saúde.