“Coaching” é um processo gradual que auxilia os indivíduos a refletirem e definirem com exatidão o momento em que estão, onde querem chegar e quais passos deverão ser dados para que atinjam seus objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais.
Ele é realizado através de perguntas por parte do profissional que o aplica, que recebe o nome de “coach”. Ele é modelado para cada cliente, que será chamado de “coachee”, sendo baseado em necessidades, valores e crenças particulares.
Além das perguntas que farão o coachee refletir, também existem outras ferramentas que podem ser utilizadas, além das técnicas. É um processo confidencial e sem julgamentos, que contará com tarefas para serem realizadas, no intervalo das sessões.
O objetivo do processo de coaching, é auxiliar o indivíduo a repensar suas ideias, enxergar novas formas de agir frente as situações, descobrir novas possibilidades; desenvolvendo assim seu potencial e atingindo o melhor estado de si mesmo, respeitando sempre o seu momento de evolução.
Mudanças de comportamento são decorrentes e esperadas durante todo o processo. Uma sensação de desconforto também pode ocorrer, pois o coachee será desafiado e irá se deparar com situações antes não enfrentadas, porém, ele contará com o apoio e terá todo o suporte do seu coach, fazendo-o descobrir novos caminhos para que explore suas crenças e ultrapasse os limites que se colocou.
É um processo, que vai mapear os recursos que o indivíduo já possui e os recursos que precisam ser adquiridos, ou melhores desenvolvidos e para isso ele contará com um plano de ação, para que consiga visualizar e mensurar o seu desenvolvimento. Enfim, é um processo de reflexão que propicia autoconhecimento e autodesenvolvimento durante o trajeto, para obtenção do resultado traçado.

Observação
O processo de “coaching” pode ser realizado por qualquer profissional que estude para isso e existem vários cursos excelentes no mercado.
Porém esse profissional nunca deverá tratar transtornos, traumas e fatos “cristalizados” do passado, pois o “Coach” não tem conhecimento para isso, a não ser que ele também tenha a formação em psicologia ou em psiquiatria.
Na dúvida, procure sempre um profissional da área da saúde, que ele poderá te redirecionar para o profissional mais adequado ao seu caso.